top of page

Silvana Ramos

/biografia

/bio

Adoro artes e tudo que faça a imaginação fluir. 

 

Desde muito jovem, adotei o mundo artístico ao criar meus próprios papéis de carta (sim, sou da época em que se colecionavam papéis de carta, na "longíqua" década de 1990).

 

Em 2006, prestei e fui aprovada no vestibular para Artes Visuais â€“Licenciatura pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Não foi possível concluir essa graduação, já que, no meio do caminho, tive a ideia de ingressar no curso Técnico em Design, da Fundação Escola Técnica Salzano Liberato Vieira da Cunha, em Novo Hamburgo. Assim, apesar de as áreas terem semelhanças, o rumo da minha vida profissional foi consideravelmente modificado.

 

Entre 2006 e 2008, desenvolvi pequenos projetos relacionados à arte, em parceria com o Espaço Arte e Ciência, enquanto trabalhava e imparava la cultura e la lingua italiana em uma associação de língua italiana, em Porto Alegre, a ACIRS. Para complementar meus estudos, durante esse período, por 20 dias, tive a oportunidade de cursar italiano (e me apaixonar ainda mais por tudo que envolve esse mundo) em uma cidade linda chamada Siena. Nesse tempo, pude me encantar pelo Velho Mundo ao conhecer um pouco mais daqueles que são considerados mestres da arte.

 

Nos anos de 2009 a 2010, trabalhei como restauradora de obras de arte e design de interiores. Em  2011, participei da equipe de desenvolvimento de produtos em uma indústria de cosméticos, criando as artes para embalagens. Nesse momento, tive a convicção de que deveria me especializar mais na área do design, a partir de novos cursos, participações em seminários e, em seguida, em 2012, ingressando no curso de graduação Design de Produto na UniRitter.

 

Nessa época, compus uma equipe que trabalhava em projetos de cursos de e-learning, em uma editora, criando personagens e layouts. Em agosto de 2013, fui agraciada com a oportunidade de participar, por meio de intercâmbio, do curso Ecodesign Master Degreena, na Politecnico di Torino - Itália, pelo programa Ciência sem Fronteiras. Regressei ao Brasil em agosto de 2014 e, em seguida, retomei meus estudos na UniRitter.

bottom of page